❤ Viajar com cães em vôos internacionais da TAP
- Tal Meurer
- 17 de jul. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2018
Viajar internacionalmente com um cão requer planejamento. Levei a Lilo para a Europa em Novembro de 2017, porém, a preparação começou muito tempo antes. Você precisará de no mínimo 120 dias.

A escolha da companhia aérea
Existem diversas opções de desembarque na Europa, e minha primeira decisão foi a de que eu iria até Portugal, pois imaginava que, caso algo desse errado, seria mais fácil me comunicar em meu idioma. Também decidi que iria procurar apenas voos diretos, pensando no bem estar da Lilo. Dito isso, a TAP foi a cia aérea com melhor oferta de passagens. Desde o começo senti muita segurança com o atendimento deles, pois sempre pareciam saber o que estavam fazendo e foram muito profissionais. Essa companhia permite que cães de até 45 kg viagem junto com o Tutor, sendo que a partir de 8 kg (cão+caixa) os animais serão transportados no compartimento de carga.
A compra da passagem
Pela TAP é possível reservar o transporte do cão no ato da compra da sua passagem, e isso faz uma diferença tremenda, pois, caso não haja disponibilidade naquela data/voo, você pode variar sua compra pra um dia a mais ou a menos. Pela Tam, a resposta só sai dias após a reserva, isso quer dizer, que caso não aja disponibilidade, você poderá cancelar a passagem e assumir os prejuízos ou cancelar a ida do cão.
A compra das passagens em conjunto só é possível pelo canal de vendas telefônico e é cobrada uma pequena taxa de reserva que pela internet não existe.
Se você é muquirana como eu, aí vai a dica: É possível driblar essa taxa, ligando no canal telefônico e fazendo a consulta da disponibilidade, entrando no site em seguida, fazendo a compra da sua passagem, e ligando novamente para realizar a reserva do cão (tudo no mesmo dia).
O embarque
O pagamento pela TAP é feito no momento da reserva, o que poupa tempo na hora do embarque. Mesmo assim, você deverá chegar com 3 horas de antecedência e se dirigir diretamente ao balcão de checkin para receber as instruções. O atendente irá conferir a documentação, pesar e adesivar sua caixa de transporte. Feito isso, ele irá fazer o embarque imediato do cão, nesse momento, vale a pena você perguntar qual o horário limite para embarcá-lo, e permanecer com o cão o máximo possível para diminuir o tempo que ele irá passar sozinho. Nas áreas externas dos aeroportos geralmente existem jardins, onde você poderá levar seu cãozinho para passear e fazer o último xixi antes do embarque.
Ao voltar ao balcão de checkin, dirija-se diretamente ao atendente, como se fosse preferencial e informe que você já fez o procedimento de checkin e que irá apenas entregar o cão. A caixa será lacrada e colocada em uma área de espera, para só então, ser transportada para a aeronave.
A retirada do cão e a imigração
Muita gente tem essa dúvida. Por se tratar de voo internacional, vem aquela velha preocupação com a imigração. Cães de cabine estarão com você na imigração, porém cães que viajaram no porão serão retirados na esteira de malas, após a imigração, então fique tranquilo, o fiscal não verá que você está com um cão (não que ele não tenha acesso a essa informação, isso eu realmente não sei, porém te garanto que não é visual). A caixa de transporte será retirada da aeronave e disponibilizada no local de entrega de bagagens especiais. É o mesmo local onde entregam carrinhos de bebê que foram despachados, instrumentos musicais, pranchas de surf e qualquer outro tipo de volume fora do formato.
É possível viajar com um cão para a Europa com visto de turismo?
Sim. É possível e muito comum! Não tenha medo de passar na imigração, nem pense que o cão pode te prejudicar. Viajar com cães é algo mais do que normal. Tenha sempre a documentação do cão e a sua em dia e não haverá maiores problemas. Eu fui com visto de turista e deu tudo certo!
A burocracia da chegada
A chegada no país de destino segue alguns passos. Como já dito, primeiro você, sozinho, com sua bagagem de mão, passa pela imigração, depois você segue para o local de retirada das bagagens onde pega as malas e o cão.

Já com o cão, você precisa passar pelo posto de inspeção veterinário, para dar entrada do cão no pais. Não se assuste, é um processo super simples e rápido, porém eu detalho isso melhor em outro post. Após a inspeção, você já poderá caminhar com seu cãozinho na coleira e se dirigir a área de desembarque, estando livre para ir pra casa e passear por onde
quiser dentro do tempo limite do seu visto.

Documentação necessária
Se você está pesquisando a respeito dos procedimentos de embarque, provavelmente já está com a documentação em andamento, ou, no mínimo, careca de saber o que deve fazer. Cada país exige uma documentação diferente, se você pretende viajar para a União Européia, eu detalho a documentação no e-book sobre Como levar seu monstrinho pra Europa em 10 passos.
Quanto custa?
Abaixo segue a tabela de preços da TAP (consultada em janeiro de 2018). O legal é que o preço é tabelado e por peso, sempre considerando cão + caixa.

As medidas da caixa podem ser um problema?
O que vai na caixa?
A TAP me instruiu a retirar todos os objetos da caixa, inclusive a coleira da Lilo. Eu deixei apenas um cobertor que ela já conhecia, para forrar o piso. Apesar de ser um voo longo, não coloquei comida nem água. Fiz um post explicando os motivos aqui.
Você voaria novamente pela TAP?
Com certeza!

É uma situação estressante para o cão?
Olha, não vou negar que seja. Afinal é algo novo que ele enfrenta longe de você. Pensando nisso, eu imaginava retirar a Lilo toda assustada, tremendo, triste. Pensei até que ela não comeria por algum tempo até se acalmar. Quando a retirei no portão, me surpreendi, pois ela estava super alegre, sorridente, e parecia pronta pro passeio! Há algumas maneiras de deixar essa experiência menos traumática e fiz um post sobre isso.
Algumas dicas básicas:
Fique calma! Por dois simples motivos:
Primeiro, vai dar tudo certo! Faço parte de diversos grupos de pessoas que viajam com cães, e de todas que passaram por lá, nenhuma delas relatou ter tido problemas até hoje. A probabilidade disso acontecer é a mesma do avião cair, talvez até menor. Então confie, que dará tudo certo no final!
Segundo, seu cão sente aquilo que você transmite e para que ele tenha um voo tranquilo, trancado numa caixa barulhenta longe de você, é necessário que você passe essa confiança pra ele.
Ainda tem alguma dúvida? deixa um comentário aqui no blog, pois sua dúvida pode ajudar outras pessoas também! E não esquece de comentar sobre como foi sua experiência depois.
Comments